Sim, o título é literal.
Eu tenho um Netbook com bateria viciada que estava parada em um canto de casa sem destino. A configuração dele é um processador de 2 cores, 1.3GB RAM utilizável e SSD SATA de 256GB. A bateria dele dura em torno de 1 hora com a tela desligada. Troquei a CMOS e decidi botar ele pra jogo.
Transformei ele num servidor caseiro, inicialmente aprendendo, instalei o UmbrelOS e boa. Deu pra acessar, fazer a instalação e configuração de alguns Dockers mas logo ele lotava RAM e não funcionava, precisava reiniciar.
Um detalhe também é que meu roteador ficava no meio da sala e o servidor eu precisava deixar no meu escritório pra não ficar completamente desconexo do ambiente, então já tínhamos mais um problema que era o cabo de rede.
SOLUÇÃO:
Depois de perguntar várias paradas pra IA e ver alguns posts do reddit gringos, eu fui configurar direito minha "torradeira com ssh" e instalei nele o DietPi. Linux super leve, baseado em Debian.
Dentro do DietPi, eu fiz uma configuração pra desativar o cabo de rede dele e conectar no meu wi-fi e toda vez que o servidor reiniciasse, ele já entrasse conectado na rede wi-fi. Funcionou perfeitamente.
No DietPi também, ele já vem com uma ferramenta que se chama ZRAM e por lá eu configurei com ajuda da IA para que meu netbook suporte ao menos alguma coisa sem travar. Funcionou perfeitamente também.
Pra finalizar com uma organização visual bacana, instalei o CasaOS para gerenciar os Dockers e visualizar estatísticas.
RESULTADO:
Hoje meu servidor caseiro gasta de luz em 1 mês de uso contínuo 24/7 menos de R$ 10,00 na conta de luz morando em MG.
Ele suporta ativamente:
– AdGuard configurado no DNS da rede para bloquear anúncio dos aparelhos da casa e fazer load balance de DNS
– Compartilhamento de arquivos entre aparelhos diversos da cada via rede
– Acesso de VPN com wireguard tunnel sem abrir porta ou fixar IP no provedor de internet
– Gerenciador de senhas criptografado em servidor privado em rede local e configurado em Tunnel Mesh Cloudflared
– Hospedagem de um site em Python Django com Nginx e Cloudflared Tunnel Mesh
– Sistema de integração com WhatsApp para responder e dar comandos como um bot, integrado ao site da minha empresa
Esses acima são os serviços que 1.3GB RAM suportam executando simultaneamente e com qualidade pra demanda que eles exigem. Surreal.
Não sei se isso que fiz foi algo bacana ou algo simples que todo mundo sabe fazer, mas como explorei tudo do zero tentando entender o processo e entender como funciona casa coisinha que eu ia implementando, talvez eu tenha dado valor demais à essa conquista, mas espero ter ajudado alguém a ressuscitar um notebook velho e montar um servidor caseiro!
Até a próxima!
https://i.redd.it/o2sy28dod6rh1.jpeg
Source: r/linuxbrasil · by /u/algbr06