Skip to content
DnsLister Forum

Where domain hunters compare notes

[Ubuntu] Critiquem a estrutura dessa VPS

Boa noite. Poderiam me dar sugestões e criticas sobre o que vocês fariam nesse cenário (explicarei abaixo) e de quebra me poderiam me tirar algumas dúvidas?

Informações/ Contexto: Essa VPS é daquelas "gratuitas", está na Oracle com Ubuntu ARM e tals. Ainda não sei muito o que fazer com ela, não sou programador, então só instalei essas aplicações e a que mais uso é o Trilium. Eu fiz os deploys que está no desenho ai tudo por sugestão do Claude, até dei uma leve pesquisada pra confirmar se essa é a melhor forma de usar os recursos, acontece que lendo comentários aqui e diversos outros foruns fiquei com a sensação que isso pode ser melhorado e até estou passando por algumas dificuldades atoa, explico abaixo.

1- Inicialmente a ideia era acessar minhas aplicações somente via Taiscale pra não abrir portas pela internet (veja que tenho só o Portainer com porta aberta e o ssh é limitado), porém, no trabalho tive que colocar um windows gerenciado pela empresa e que não deixa instalar o taiscale, então a IA sugeriu abrir esse "Funnel" para eu conseguir acessar do trabalho, só que se alguem souber minha URL poderá me atacar. Aqui eu queria saber se fiz certo e se tem algo melhor pra fazer nesse cenário de S.O capado pela empresa.

2 – Outro problema que tive é com as aplicações que precisam de HTTPS pra eu poder instalar via PWA já que não tem app de android nativo, pelo que lembro foi daí que veio a ideia de instalar o TailScale e o Nginx, não lembro a ordem pq testei muitas aplicações antes de chegar no trilium e em algum momento nginx e tailscale foram necessários pra me fornecer HTTPS, tambem porque eu não queria abrir portas pra internet e nem pagar dor dominios, cheguei a usar o DuckDns mas não acho legal. Enfim, teriam alguma sugestão pra esse "problema" de HTTPS / SSL? Que seja gratuito?

3 – Gostaria tambem de URLs personalizadas para as aplicações sem ser registrando um dominio, é possivel? o tailscale só fornece uma. Isso é secundário mas seria legal.

*** Tem outras dúvidas que vou lembrando e editando aqui conforme aparecer.

*** Aceito inclusive sugestões de aplicações, pretendo estudar pra entrar na área de Cloud.

Desde já, agradeço e desculpem o textão.

https://preview.redd.it/ac1yrdlp7tlh1.png?width=978&format=png&auto=webp&s=ada2556526ad6b9d0f7267461b1ab3f9dd56c080

Source: r/linuxbrasil · by /u/nandoalmeida1990

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *