Skip to content
DnsLister Forum

Where domain hunters compare notes

Passei 1.330 sites de leiloeiro no pente fino. 206 estão mortos, 123 escondem o catálogo, e um deles imprime erro de banco de dados na página de próximos leilões.

Eu mantenho um catálogo de editais e vivia batendo numa coisa que não fechava: fonte que num dia tinha lote e no outro não tinha nada, sem nada ter mudado. Resolvi parar e conferir uma por uma, sem confiar no que meu próprio sistema dizia. 1.330 endereços, cada um aberto e olhado.

O resultado me deixou meio mal-humorado.

206 estão simplesmente mortos. DNS que não resolve mais. Um é um blog no Blogspot cujo último leilão anunciado é de setembro de 2010. Outro está com o site suspenso pela própria plataforma, aparece "SISTEMA INDISPONÍVEL". E tem um, meu favorito, em que a seção "próximos leilões" imprime isso na cara do visitante:

mysql_query(): No such file or directory A link to the server could not be established 

Ou seja: o banco caiu, o código é de PHP 5, e ninguém olhou. Não sei há quanto tempo está assim. O leiloeiro continua com matrícula ativa na junta.

123 têm catálogo, mas você não vê sem JavaScript. O HTML que chega é uma casca. Teve um que veio com 1,6 KB de conteúdo e o resto é bundle. Outro entrega o template literalmente sem preencher, dá pra ler ${row.URLLote} no código-fonte. Pra quem navega no celular com conexão ruim, esses sites são uma página em branco.

Uns 20 e poucos são ASP dos anos 2000 que fazem o redirecionamento por window.open('Principal.asp') em JavaScript. Sem redirect de HTTP, sem meta refresh. Quem chega na raiz vê uma página vazia de 2,2 KB e vai embora achando que o leiloeiro não tem nada.

77 mudaram de endereço e não avisaram ninguém. Prefeitura que migrou o diário oficial pra outro domínio, leiloeiro que trocou de plataforma, casa que virou outra marca. Os links antigos continuam por aí.

50 estão cadastrados apontando pro lugar errado. Um aponta pra um escritório de advocacia em SP. Outro pra o portal institucional da Junta Comercial do Espírito Santo. Esses eu confesso que são erro meu de cadastro, não do leiloeiro.

41 bloqueiam com Cloudflare. Testei com user-agent de navegador normal, mesma coisa. O bloqueio é por impressão digital de TLS, não é o robô que está sendo barrado, é qualquer coisa que não seja um Chrome de verdade com pessoa atrás.

87 estão vivos e funcionando, mas sem nenhum lote agora. Alguns dizem isso com todas as letras na home: "NENHUM LEILÃO NO MOMENTO". Esses estão certos, leilão acontece em onda mesmo.

E teve um cujo único catálogo publicado se chama leilao-de-teste-do-sino-2026-07. Leilão de teste. Em produção. No ar.

O que sobrou de fato saudável: 426. De 1.330.

Detalhe que muda a conta: 63 leiloeiros diferentes usam o mesmo mercado central, então na prática são menos casas independentes do que a lista sugere.

Não estou apontando dedo pra ninguém, o meu lado da história também tem erro (os 50 de URL errada são meus). O ponto é que a resposta pra "por que é difícil achar leilão bom" não é só que o mercado é opaco de propósito. Uma parte grande é infraestrutura abandonada. Site de leiloeiro é a última coisa que recebe manutenção, e não tem ninguém cobrando.

Duas coisas que eu não sei e que talvez alguém aqui saiba:

Quem trabalha na área: leiloeiro sabe que o próprio site está assim? Ou o movimento hoje vem todo de WhatsApp e as plataformas grandes, e o site é só fachada pra cumprir exigência?

E pra quem arremata: alguém já perdeu leilão porque a informação estava só num desses sites quebrados? Ou na prática ninguém depende do site do leiloeiro pra nada?

Source: r/leilaodeimoveis · by /u/RenatoPassos516

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *