Skip to content
DnsLister Forum

Where domain hunters compare notes

A internet tá virando um shopping center vigiado e a gente perdeu completamente o controle de tudo

Mano, outro dia fui tentar achar um filme meio antigo pra ver e fiquei puto da vida quando me dei conta do quanto a internet piorou nos últimos anos. Não sei se vocês lembram, mas papo de cinco ou seis anos atrás a gente entrava num fórum ou aqui no próprio Reddit e achava qualquer coisa em dois minutos. Precisava de um PDF acadêmico que custa o olho da cara, um programa pra fazer trabalho de faculdade ou uma série cancelada? Alguém nos comentários te passava o link direto, trocava uma ideia e dava a letra na maior tranquilidade. Hoje você não pode nem citar o nome de um site ou insinuar onde baixar algo que um bot do Reddit já deleta seu comentário na mesma hora. As comunidades vivem em pânico de tomar ban dos administradores por causa de diretrizes de copyright, e todo mundo é obrigado a fingir que isso não existe.

A perseguição contra a pirataria ficou bizarra de uns tempos pra cá. A Anatel e as operadoras bloqueando DNS e IP direto na conexão, operações policiais derrubando trackers gigantescos que tinham décadas de história, acervos inteiros sumindo do dia pra noite. E o pior de tudo é que as empresas não disponibilizam essas coisas de forma oficial. Se a comunidade não arquiva e distribui, o conteúdo simplesmente morre, porque estúdio nenhum tem interesse em gastar dinheiro pra preservar obra antiga ou fora do hype.

Ao mesmo tempo, o mercado oficial virou uma piada de mau gosto. Pra conseguir assistir o básico você precisa pagar quatro ou cinco assinaturas que aumentam de preço direto e ainda enfiam anúncio no meio do plano pago. E nem pagar te garante nada: a Warner e a Disney já cansaram de apagar filmes e séries do próprio catálogo pra conseguir abatimento de imposto, simplesmente sumindo com produções da face da terra. Fora que, quando você compra um filme ou jogo digital, os termos de serviço deixam bem claro que você só comprou uma licença temporária que eles podem revogar quando der na telha. As próprias redes sociais mataram a entrega orgânica pra empurrar selo verificado pago, plano mensal e transformar qualquer espaço de conversa num feed entupido de propaganda.

A real é que a gente virou refém de meia dúzia de megacorporações. Tiraram a nossa voz, mataram a cultura de comunidade da internet livre e transformaram todo mundo em consumidor passivo que só tem direito de ver o que eles deixam, pelo tempo que eles querem e pagando por cada migalha. O mais revoltante é ver que muita gente já tá achando normal ter que alugar a própria vida digital sem ser dona de absolutamente nada do que consome.

Source: r/opiniaoimpopular · by /u/itttalllo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *