Oi, pessoal. Tenho 21 anos, estou bacharelando Ciência da Computação e atualmente possuo mais de 4 anos de experiência autônoma na área de Suporte Técnico.
Eu considero meu currículo ok, até porque estou há apenas 6 meses efetivamente procurando um emprego formal e já fui chamado para umas 6 entrevistas (estou me baseando em colegas e parentes que só conseguiram algo depois de 1 ano de procura). Também sempre avancei até as últimas etapas de todos os processos seletivos que me candidatei, então eu acredito que o meu perfil/fit cultural seja bem aceitável.
O problema é que o retorno, literalmente, sempre é o mesmo: falta de experiência.
Isso acontece até em vagas de Jovem Aprendiz, Estágios e cargos como Assistente Júnior. A justificativa sempre é: "Preferimos seguir com outros candidatos mais experientes. Agradecemos o tempo investido!"
Começa a ser frustrante porque preciso de uma experiência relevante para conseguir a minha primeira experiência formal. O que eu posso fazer? kkkkkkkk
Alguns pontos que talvez valha ressaltar:
– Minha experiência com suporte e designer foi realmente autônoma/freelancer. Não cheguei a precisar abrir um MEI/CNPJ, então não possuo vínculo formal.
– Também mantenho aquela minha experiência em UI/UX porque, mesmo não sendo a minha área principal, eu acredito que ela demonstra bem meu conhecimento em atendimento ao cliente, cumprimento de prazos, atenção aos detalhes, entre outros.
Sendo sincero, inventar alguma experiência no currículo a cada dia que passa vêm se tornando uma opção cada vez mais viável kkkkk mas obviamente não quero seguir por esse caminho.
Para quem já passou por algo parecido ou trabalha com recrutamento: o que vocês fariam no meu lugar? Existe alguma forma de apresentar melhor minha experiência autônoma para evitar que ela seja vista como "falta de experiência" ou alguma melhoria no currículo? Sinto que estou numa rua sem saída.
https://www.reddit.com/gallery/1wa8ab5
Source: r/curriculos · by /u/Amazing-Cod-9758