Fala, pessoal!
Esta é a minha primeira vez postando aqui no Reddit, mas já venho estudando o universo "Indie Hacker" há alguns meses. A ideia de conseguir viver dos meus próprios projetos de tecnologia é algo que vem me chamando muito a atenção.
O meu maior gatilho para tirar isso do papel foi a vontade de construir um produto do zero, justamente para entender como funciona todo o fluxo: da idealização até a infraestrutura final e o lançamento. A ideia do projeto em si é simples, mas o nível de aprendizado "full stack" que isso me trouxe foi gigante.
De onde veio a ideia:
Sendo bem sincero, a dor inicial nem era minha. Eu estava caçando ideias práticas de projetos que fossem simples de implementar, mas que tivessem alguma utilidade real para as pessoas. No fim das contas, depois de pronta, a extensão acabou virando algo muito útil até para a minha própria rotina de uso.
O que o ZapText faz:
É uma extensão para o Chrome focada em gerenciamento e inserção rápida de trechos de texto no navegador. A proposta é permitir salvar respostas frequentes, links, chaves Pix, blocos de texto ou até prompts usados no dia a dia e colá-los em qualquer campo da web com poucos cliques, sem ter que ficar digitando a mesma coisa toda hora ou abrindo bloco de notas.
A Stack e o "Framework" por trás:
Como meu foco também era aprender a arquitetura, eu não criei apenas a extensão isolada: desenvolvi um boilterplate/framework próprio para extensões usando WXT. A ideia foi ter uma base pronta para futuros projetos (já com estrutura de componentes, autenticação, disparos de e-mail e integração configuradas). O ZapText foi a primeira ferramenta criada em cima dessa base.
- Extensão: WXT Framework + React + Tailwind CSS
- Landing Page: Next.js
- Backend & Autenticação: Supabase (Auth, RLS e Edge Functions)
- Pagamentos & Billing: Stripe
- E-mails Transacionais: Resend
- Hosting & Infra: Vercel + Cloudflare (DNS)
Os Desafios:
Já estudo programação há um bom tempo, trabalho na área e fiz faculdade de ADS, mas construir um projeto tão completo de ponta a ponta foi uma experiência totalmente nova para mim.
- Criar do zero a estrutura do framework reutilizável para extensões.
- Entender as regras específicas do ecossistema de extensões (Manifest V3, regras da Chrome Web Store).
- Aprender na prática sobre registros de DNS, envio de e-mails de domínio próprio, políticas de privacidade e termos de uso.
- Conciliar todo esse desenvolvimento com a rotina do dia a dia.
- Configurar a conta de produção e integrar a cobrança com o Stripe.
A extensão já foi aprovada e está na Chrome Web Store. Como esse é o meu primeiro projeto do zero, desenvolvido ponta a ponta, o feedback de quem já tem mais experiência vai me ajudar demais.
Se você puder testar e me dar um retorno sincero, gostaria muito de opiniões sobre:
- A Extensão: Usabilidade, bugs e ideias de novas funcionalidades para o fluxo de uso.
- Landing Page e Copywriting: O que acharam da estrutura e da mensagem? (Definitivamente copywriting não é a minha praia, então críticas construtivas nessa parte são muito bem-vindas).
- Evolução do projeto: Dicas gerais de o que estudar ou para onde direcionar os próximos passos em termos de produto e distribuição.
Agradeço desde já a ajuda!
https://www.zaptext.com.br/
https://chromewebstore.google.com/detail/zaptext/gpcfjedbphpdaajnalahieibfcnnogbm
Source: r/MicroSaaSBR · by /u/knightlydev