Eai galera, queria pedir opinião de vocês que já passaram por situação similar.
Sou servidor público de TI e entrei num órgão que nunca teve ninguém focado na tecnologia. Uma das coisa que estou estudando melhorar é o servidor, que atualmente utilizamos um dell antigo com 4gb ram e Windows Server 2012. O pior de tudo é que ele não tem capacidade de armazenamento, não roda nada e está sem atualizações de segurança.
Estou com um desktop secundário bem parrudo rodando o proxmox com VMs de algumas aplicações e DB que eu subi pra uso institucional.
E qual a dúvida?
Quero solicitar a compra de um novo servidor a nível empresarial, com memória com ECC, suporte, garantia e tudo que há direito. Eis que surge um problema: O BENDITO WINDOWS SERVER.
Primeiro que meu domínio foi configurado por uma criança de 10 anos com o nome mais ridículo da história, mas isso vamos relevar. O que acontece é que pra licitar, preciso mencionar os itens (servidor, licença de windows server e AS CALS). Na moral quem inventou as CALs?? Você paga pelo hardware, paga pelo SO, paga pelos computadores clientes, paga pelos SO dos clientes, MANTÉM TODA INFRA RODANDO e existe isso de pagar as CALS. Ok, é minha indignação, mas talvez vocês discordem de mim e ta tudo bem. E como se trata de órgao público, não existe a possibilidade de eu manter sem licenciamento completo. Até porque quando eu entrei eu substituí todos os Office piratas por LibreOffice, coloquei firewall OPNSense (Open-Source) e utilizamos tudo que é gratuito pra instituição (Portal, Sistema Legislativo, etc.) com excessão dos Portais da Transparência e módulos associados. Mas o resto eu mantenho tudo na munheca.
E hoje estou num dilema, porque pensando que cada CAL custa em media R$500,00 (e talvez tenha CALs governamentais que custam uns 40% a menos), pra 50-60 usuários já chega a ser um valor bem expressivo. Isso fora o valor do hardware e licenciamento do WS2025. Estou cada vez mais tentado a instalar um Ubuntu Server pra administrar tudo que o WS2012 já faz pra mim. A minha dúvida é pra quem já teve que passar por essa migração. Porque eu trabalho sozinho e seria uma pedrinha a mais no meu caminho, tendo em vista que eu sei o básico do Linux e sou muito habituado ao WS. A transição é muito ruim? O Ubuntu Server atende todos os requisitos que o WS disponibiliza? Hoje eu só o utilizo pra rodar o apache, GLPI, Vaultwarden e alguns dockers de sistemas que desenvolvi pra controles administrativos.
A ideia seria comprar o hardware novo, rodar o Proxmox com o GLPI, Docker, Zabbix, TrueNAS e o SO de Active Diretory (seja Ubuntu ou WS)
Eu ja enfrentei algo parecido quando estudamos pra contratar o pacote office e optamos pelo Libre, tendo em vista que os usuários não utilizam os recursos totais.
No meu caso no servidor, a gente usa basicamente autenticação, certificados, ad, dns e uma pasta de arquivos compartilhados com permissões nfts e share. Inclusive muito provavelmente vou solicitar aquisição de um NAS. Vale o preço pago somente pela facilidade das poucas aplicações que citei? Será que o custo versus a possibilidade da demora na manutenção até eu adquirir a prática compensa?
Estou tratando com dinheiro público e quero ser bem zeloso, até porque se eu falar que é pra ser X, assim será.
Vou publicar esse texto no fórum de Windows Server e Linux pra ver a opinião de ambos.
Se alguem conhecer algum fórum com TI de órgãos públicos por favor me indiquem pra eu poder trocar experiências.
Source: r/linuxbrasil · by /u/elbrandolino